agosto 09, 2013

ser Pai e ser Mãe




você passa a ser amiga dos seus filhos, pois não tem como ser apenas pai ou mãe... é preciso entrar no universo deles, entende-los, deixar com que eles saibam seus medos, seus desejos, suas perdas, expectativas, eles verão que você quebra a cara, tem esperança e, mais do que isso, verá que não é nada diferente deles...eles ficarão a vontade pra dizer que está gorda pra usar certas roupas e te incentivarão a cuidar-se mais pra ganhar elogios; eles te procurarão para ver qual estilo é melhor, como conversar direito com uma menina ( no meu caso que tenho filhos homens)... se sentirão a vontade de contar as coisas de sua vida, trocar ideias, experiências... pai e mãe tem que ser amigos e isso não quer dizer que não há broncas, não há castigo, cobrança de notas boas.... meus amigos são incentivados a estudar e trazer boas notas para casa, afinal, incentivo meus amigos a serem alguém no futuro e completarem os estudos no tempo certo, pois embora não seja errado estudar tarde, não é fácil... ensino meus amigos a aproveitarem o tempo deles... meus amigos, meus filhos... não faço uma separação disso, apenas vi que saberia mais sobre eles se quebrasse essa muralha... hoje, meus filhos me encaram como amiga, parceira nas conquistas da vida e dividem comigo suas expectativas e suas estratégias para conquistá-la... somos uma equipe...não espere que seu filho te procure, a tendência do adolescente é se fechar, se abrir com os amigos... procure seu filho, seja seu amigo ou sua amiga e daí você vai sempre ouvir que é a melhor mãe ou pai do mundo.



 Irene Tiraboschi
(direitos reservados)